O desenho geométrico do pavilhão 'Protostar', para o lançamento do novo E-Class, da Mercedes Benz, é uma resposta morfológica associada ao icônico logo da marca: uma estrela de três pontas.
O projeto corresponde a um pavilhão metálico desmontável, formado por uma série de placas de alumínio dobradas que, além de conformarem uma estrutura leve, permite uma construção rápida e fácil.
Descrição pelos arquitetos. O pavilhão 'Protostar' encontra-se em um estado constante de metamorfose, apresentando-se em uma instância específica, congelada no tempo. O processo aborda o projeto e as ferramentas digitais de fabricação.
Durante sua instalação a equipe de fabricação utilizou a facilidade do material e a tecnologia como uma vantagem em termos de montagem e estruturação. As placas de alumínio dobradas e as aletas atuam como parte integral do sistema estrutural, proporcionando vários pontos de conexão para a montagem.
O projeto é uma estrutura totalmente suspensa que poderia ser desmontada e remontada em poucas horas. Um dos requisitos era que deveria ser independente sem perfurar ou ser parafusada nos locais existentes.
O pavilhão pesa somente 450 kg, conta com 289 componentes e 1440 conexões de parafusos e porcas para completar a montagem.
O processo de fabricação inspirou-se na engenharia dos automóveis da marca e é "autêntica" (sem qualquer ornamentação), tanto em termos de estética, montagem e rendimento estrutural. Além disso, o projeto ecoa a geometria triaxial icônica da Marcedes Bens, descansando sobre 3 pontos e desafiando a gravidade e adotando um voo.
Arquitetos: Nudes
Evento: Lançamento Nova E Class, Mercedes Benz
Data: Março de 2017
Tipologia: Pavilhão
Equipe de Projeto e Fabricação: Nuru Karim, Deepak Jobanputra, Gurubaksh S, Karan Sharma, Mayur Ghodasara, Kevin Chodvadiya, Akash Purohit
Materiais e Tecnologias: Cnc Cut Solid Aluminum Sheets, Galvanised Iron Nuts And Bolts, Mild Steel Base Plates
Fotografias: Mrigank Sharma